top of page

1.

Jeans
Evitar uso contínuo de calças/shorts jeans ou optar por usar cintura alta. O contato do tecido rígido com a vulva pode causar dor.

2.

Calcinha de algodão

Mude todas as calcinhas de linho por de algodão, assim como no jeans o contato com o linho/lycra causa dor. E dormir sem calcinha ajuda a aliviar.

3.

Absorvente

Cobertura suave é a melhor opção para absorventes descartáveis, a cobertura seca pode causar irritação e dor. Absorventes reutilizáveis também são muito bons.

4.

OB ou Coletor

O sangue em contato com a vulva, já sensível pelo período menstrual, aumenta a dor. Absorvente interno ou coletores são uma ótima escolha para evitar o contato do sangue com a vulva.

5.

Depilação

O ideal é usar aparadores de pelo elétrico ou barbeadores descartáveis pois depilação na cera agride demais toda a região piorando o quadro da vulvodínia. 

6.

Sabonetes e sabonetes íntimos
Sabonetes comuns possuem propilenoglicol e essa substância causa queimação. Sabonetes de glicerina neutros não tem essa substância e não causam queimação. Sempre leia o rótulo!

Sabonetes íntimos não são recomendados.

7.

Banho de assento

Fazer banho de assento com flogo rosa, bicarbonato de sódio ou chá de camomila pode ajudar a aliviar a ardência intensa. 

8.

Óleo de coco
Pode ser usado no dia a dia para hidratar a vulva e aliviar a dor, também pode ser usado como lubrificante.

9.

Camisinhas sem látex

Camisinhas de látex ardem muito, as vezes sendo impossível usar. As melhores são as sem látex e quanto mais finas melhor. E somente essas podem ser usadas com óleo de coco como lubrificante.

10.

Lubrificante Íntimo

Lubrificantes a base de água possuem propilenoglicol, igual aos sabonetes comuns, o melhor para quem tem vulvodínia é o óleo de coco.

11.

Beber muita água 

Água é essencial para o funcionamento do corpo e com a vulvodínia não é diferente!

bottom of page